Não tem nada que a criança  gosta de fazer mais do que se sujar, e isto é muito natural, pois estão descobrindo o mundo e não há forma melhor do que fazer parte dele. Por isso é importante que os pais tenham bastante atenção à saúde da criança.

Brincar com os coleguinhas abaixo do sol quente, subir em árvores ou jogar bola, seja qual for a atividade é muito importante manter cuidado constante com a higiene.

Faça que a criança entenda que ser higiênico é tão importante quanto fazer amigos, além de que se mantendo limpo vai fazê-la se sentir melhor e se sentir mais positivo sobre si mesmo.


Você não precisa vestir roupas de marca pra se sentir bem e ter boa aparência. Usar roupas limpas, mesmo sendo simples, já te fazem sentir-se bem por estar limpo dos pés à cabeça.

Vocês, como pais, devem explicar as coisas de forma bem simples, para que, o quanto antes, a criança possa entender a importância da higiene.


Cuidados Com Os Cabelos

O corpo humano tem bastante pelos, alguns mais finos outros mais grossos, mas todos são considerados cabelos.

Os folículos capilares produzem óleos que os mantém hidratados, o couro cabeludo possui glândulas de suor e células mortas de pele, quando combinados o cabelo se torna oleoso e vai parecer sujo, a não ser que lave regularmente.

Para manter os cabelos das crianças limpos é preciso:

  • Usar xampu regularmente. Escolha uma marca que não danifique o cabelo ou o couro cabeludo da criança.

  • Massagear bem o couro cabeludo para remover as células mortas, óleos, etc.

  • Enxaguar bem com água corrente.

  • Se o cabelo for comprido, aplique condicionador para mantê-los mais macios, de outra forma, condicionador não é realmente necessário.

  • Quando pentear use pentes com dentes bem separados, especialmente se os cabelos estiverem molhados.

As Roupas Da Criança

Troque as roupas da criança todos os dias, mas não necessariamente mais de uma vez, isto só é necessário se a criança tiver a tendência de suar e/ou se sujar muito. 

Nestes casos outras trocas de roupas são necessárias para prevenir acúmulo de micro-organismos que produzem odores.

Pés

Aconselhe seus filhos a lavarem bem os pés durante o banho ou antes de ir dormir, seque-os cuidadosamente com panos limpos ou com toalha. 

Se for nadar, ao parque ou qualquer outro lugar que vai dar banho na criança em áreas públicas, é também recomendado que lave todo o corpo da criança e também os pés. 

Isto vai prevenir que ele adquira infecções ou problemas de pele de outras pessoas. 

Sapatos

O cuidado com os sapatos são tão importantes quanto o cuidado com os pés.

O pé humano é a área do corpo que possui o maior número de glândulas de suor. Quando o pé sua, todo o suor vai para os sapatos e grudam lá, assim cultivando bactérias que podem causar doenças nos pés.

Ensine-a como lavar e manter os sapatos limpos.

Perfumes e Desodorantes

Produtos com cheirinho de bebê podem ser usados para acentuar o cheiro característico da criança. 

Se seu filho(a) tiver idade suficiente para criar odores corporais é hora de começar a comprar desodorantes para manter as axilas cheirosas.

Mesmo com a criança ainda pequena é bom que você ensine os diferentes aspectos de como ser mais consciente do próprio corpo. Manter-se limpo ajuda a atrair mais pessoas e fazer mais amigos.

A higiene pessoal pode (e vai) melhorar a saúde da criança e também a impressão de outras pessoas sobre ele(a);