Escolher o nome para o(a) seu(ua) filho(a) é quase como escolher sua identidade.

Já ouviu falar sobre a associação dos nomes das pessoas com sua personalidade? É assim que os nomes funcionam.

O nome molda a identidade de uma pessoa como uma forma de bolos.

Então o melhor é escolher os melhores nomes para seus filhos. :P

Continue lendo para algumas dicas de como escolher o melhor nome para seu pequeno anjinho. =D

O que fazer e o que não fazer


1. Pare agora de impor a tradição de sua família. Para escolher o nome certo para o bebê não tem sempre que confiar no que os mais velhos da sua família acreditam ser o melhor nome.

É o nome do SEU filho não o DELES! Então, melhor agir assim. Quando seu filho(a) nascer ficará “grudado” ao seu nome a vida inteira.

Isto significa que não é sábio escolher qualquer nome que caiba no gosto da sua avó ou sua tia. Até porque, alguns nomes são tão antigos que ainda escrevem com PH, como o Sr. Philadelpho, da Pharmácia.


2. Tente visualizar uma foto do futuro do seu filho. Você não quer que seu filho seja chamado para sempre de um apelido, que sempre vão ridicularizá-lo ou que vai deixar que os amigos façam dele um estoque sem fim de risadas, vai?

Pesquise sobre o significado do nome que você está pensando em dar ao seu filho(a). Não considere Zuleica como um nome promissor só porque você escutou em uma novela e achou bonito ¬¬.

Não a chame de Rodelfa só porque certa novela mexicana tem um ator lindo chamado Rodolfo.

Apenas planeje dizer sim à sua intuição, não pense nas pessoas enchendo sua cabeça sobre escutar alguém dizendo um nome, ou tentando te convencer a dar um nome de uma celebridade (às vezes famosa) e, definitivamente não pense em colocar seu precioso nome (o seu mesmo!) no seu filho ou filha. Para isso é um grande NÃO!!

3. Considere ler as iniciais do nome que você planeja dar ao seu bebê. Tenha certeza de que não pareça nada engraçado, perturbador ou simplesmente idiota.

Francisca da silva? Chica da silva? O que vai acontecer no próximo capítulo Jorge Luiz Alfredo? Ele
com certeza vai se lembrar de não passar perto de nenhum precipício. Fran Ursula Catarina Klein? Você pode imaginar as situações que você pode colocar sua criança quando ela crescer?

4. Vá checar sua árvore genealógica de uma vez por todas!

Algumas pessoas simplesmente não podem fugir de certas tradições na decisão dos nomes dos filhos, especialmente quando tem um familiar que admira muito e que querem o nome daquela pessoa fazendo parte do nome do seu bebê.

Se você ainda está planejando seguir a tradição em colocar o nome dos seus ancestrais em seus filhos, você deve ter certeza que ninguém mais na família tem este nome também. Você não quer confundir as pessoas quando eles chamarem um nome comum para duas pessoas, ou três!

Vá perguntar aos seus familiares!

5. Não parta para o tudo ou nada. Ser muito criativo no nome do seu filho(a) pode ser desastroso, estou avisando. Alguns exemplos são as pronúncias únicas.

Vai ser difícil para a criança pronunciar seu próprio nome para as pessoas que conhecem apenas a pronúncia comum daquele nome, imagine os coleguinhas tentando chamá-lo para brincar.

Isto pode impedi-lo de ter amigos!

Vai dar abertura para apelidos catastróficos!


6. Decida com seu parceiro o melhor nome para seu doce presente. É sempre bom dividir a culpa quando as pessoas perguntarem quem escolheu um nome estranho para o neném, certo? ;)

Tá bom, brincadeiras à parte, dividir este tipo de decisão é uma boa maneira de estreitar o seu laço com seu parceiro(a), para não mencionar a possibilidade de aparecer um nome melhor para o bebê.

Lembre-se que “Duas cabeças pensam melhor que uma”, e isto também se aplica a encontrar o nome que melhor se encaixa ao seu filhote.

Resumindo, acalmar parentes e amigos e evitar iniciais embaraçosas e a descoberta de significados ruins são algumas das maiores preocupações que devem ser consideradas na sua busca pelo nome perfeito.

Você pode achar que é um pouco cansativo. Mas a longo prazo, você vai descobrir que fazer o dever de casa vai fazer seu filho(a) te agradecer quando a hora certa chegar.

Feliz escolha do nome do seu bebê! ^-^


Ei você! Tão importante quanto o nome do bebê é cuidar da saúde do pequenino, veja algumas dicas de Cuidados com a higiene e saúde das crianças.